"Se matou e fez desaparecer teve método e soube preparar"
Este homem, que terá assassinado três adolescentes, com o móbil dos crimes a ser ciúmes, num espaço de tempo grande entre os homicídios, encaixa no perfil de serial killer?
Não. Um assassino em série caracteriza-se por procurar vítimas que não tenham ligação entre si. Escolhe um grupo como alvo, como mulheres, ou prostitutas ou crianças. Mas não busca vítimas com quem mantenha ligação. Neste caso, pelo que me é dado a conhecer, havia uma ligação entre o suspeito e as vítimas. E nem se sabe se as matou todas da mesma maneira. Havia um motivo para o crime, e, neste caso, podemos classificar como de homicídio passional. Era aparentemente esse o móbil dos crimes, pelo menos inicialmente.
O facto de as vítimas serem todas jovens não é um traço comum?
É, mas tem explicação. Se mantinha uma relação com um jovem, é natural que a namorada desse rapaz também fosse jovem e as pessoas próximas dele também. O que caracteriza o serial killer é sempre uma relação externa, em que o criminoso não tem uma ligação directa com a própria vítima. Neste caso havia uma relação de proximidade. Por isso, parece-me mais passional. O que é usual é, nos crimes passionais, matar alguém e ser logo descoberto. Aqui não foi assim.
Mas três mortes não é vulgar?
Não é muito frequente, mas acontece nos crimes passionais.
Os corpos ainda não foram encontrados. Demonstra isso que houve premeditação?
À partida, sim. Parece haver premeditação e muita elaboração. É um facto preocupante. Sem corpo pode não haver crime. Se não houver corpos, dificilmente poderá ser condenado pelas mortes das vítimas. E poderá até demonstrar que isso foi uma estratégia usada para escapar a condenação. Claro que falo sem conhecer o caso em pormenor em todos os elementos.
O indivíduo em causa, com mais de 40 anos, sem emprego certo, já com cadastro...
Pois, mas isso não significa que não tivesse fortes recursos intelectuais. Se conseguiu fazer desaparecer três pessoas, de forma bastante espaçada no tempo, mais de um ano, significa que teve método e soube preparar. Não é apenas um caso, são três, logo, mais difícil de executar sem levantar suspeitas .
O facto de ser uma relação homossexual indica alguma característica especial?
Não. Os heterossexuais e os homossexuais matam pelos mesmos motivos. A vingança e o ciúme são transversais. Não é relevante ser homossexual. Há muitos entre homossexuais, de natureza passional, não são é tão divulgados porque os homossexuais ainda se fecham muito sobre isso.